Internacionalização poderá ser arma da Volkswagen para combater chineses na América Latina, diz executivo – Transporte Moderno

23/09/2026

A Volkswagen Caminhões e Ônibus chega aos 45 anos de operação no Brasil e no exterior enfrentando um cenário pouco comum em sua história de exportações. Os três principais mercados da marca na América Latina — Argentina, México e Chile — atravessam simultaneamente momentos de retração. O cenário reduzirá o volume exportado pela empresa de cerca de 10 mil unidades anuais para pouco mais de 7 mil neste ano, segundo calculos de Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Em entrevista à Agência Transporte Moderno, o executivo revelou que a resposta para essa turbulência passa pelo avanço do processo de internacionalização e por uma estratégia de adaptação dos produtos às necessidades de cada país.

A combinação atual é considerada atípica, segundo Alouche. Normalmente, quando um dos principais mercados perde força, outro compensa parte da queda. Em 2026, porém, Argentina, México e Chile enfrentam problemas ao mesmo tempo. “Esse cenário nunca aconteceu”, afirmou.

O México é o caso em que os efeitos da mudança regulatória aparecem de forma mais clara. O país adotou a tecnologia Euro 6 em janeiro de 2025, o que elevou o preço dos caminhões e exigiu dos transportadores adaptação a uma nova tecnologia. A mudança ocorreu em paralelo a um ambiente econômico mais difícil e às incertezas provocadas pelas relações comerciais com os Estados Unidos.

Para a VWCO, a consequência foi redução das vendas em volume, mas não necessariamente perda de espaço competitivo. Alouche revela que a participação da marca no México aumentou cerca de 1,5 ponto percentual mesmo com a retração do mercado. “Estamos crescendo num mercado que cai, mas o volume é menor”, disse.

Na Argentina, o problema é diferente. O mercado de caminhões foi afetado pela deterioração econômica dos últimos dois anos e pela redução da capacidade de compra dos transportadores e das empresas. Mesmo com sinais de recuperação da economia, a renovação de frotas ainda não voltou ao ritmo necessário para recompor a demanda.

Alouche afirma que o mercado argentino caiu de forma significativa nos últimos dois anos, mas a Volkswagen Caminhões e Ônibus vem conseguindo ampliar sua participação, apoiada pela fábrica instalada no país e pela introdução de novos produtos. A empresa prepara ainda novos modelos para os próximos meses, parte deles produzida localmente e parte importada, com adaptações específicas ao mercado argentino.

É justamente por enxergar potencial de recuperação que a Volkswagen decidiu ampliar a oferta local. A fábrica argentina, inaugurada há cerca de dois anos, faz parte de um programa de internacionalização iniciado pela empresa nos últimos cinco anos. A lógica é produzir localmente os modelos de maior volume e importar aqueles cuja demanda não justifica fabricação no país.

A produção local também reduz uma desvantagem importante. Segundo Alouche, dependendo das condições, um caminhão importado pode custar entre 10% e 20% mais do que um modelo produzido localmente. A fábrica argentina permite, portanto, desenvolver produtos com características adequadas ao mercado sem abandonar componentes e soluções desenvolvidos no Brasil.

O terceiro mercado que pesa sobre as exportações é o Chile. Assim como o México, o país passou a adotar a tecnologia Euro 6 em 2026. A mudança provocou retração das vendas.

A situação atual contrasta com a trajetória de expansão construída pela VWCO no exterior. A empresa não nasceu como uma operação internacional instalada no Brasil: a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi criada aqui. Em 1979, a Volkswagen do Brasil comprou a Chrysler e herdou a operação de caminhões. Dois anos depois, em 1981, surgiu o primeiro caminhão com a marca Volkswagen. A operação de caminhões não existia na Alemanha nem em outro mercado da Volkswagen. O Brasil foi o ponto de partida.

A característica permanece na estrutura atual. A operação brasileira funciona como matriz da Volkswagen Caminhões e Ônibus, enquanto a empresa mantém fábricas no México e na Argentina e uma linha de montagem na África do Sul. “É do Brasil para o mundo, não ao contrário”, resume Alouche.

Chineses têm responsabilidade indireta

É nesse ambiente que a concorrência chinesa ganha importância. Alouche não atribui diretamente às marcas chinesas a queda das exportações da Volkswagen, mas reconhece uma responsabilidade indireta. Segundo ele, fabricantes chineses vêm aproveitando características específicas de determinados mercados latino-americanos, inclusive países nos quais a legislação ainda permite a utilização de tecnologias mais antigas.

A Colômbia é citada como exemplo. De acordo com o executivo, fabricantes chineses conseguiram avançar ao oferecer caminhões com motor Euro 3 em um mercado que ainda permitia essa tecnologia, além de produtos Euro 5 de gerações anteriores. A combinação de menor preço e adequação às exigências locais abriu espaço para novos concorrentes.

Esse movimento é especialmente relevante nos segmentos de caminhões leves e semileves, nos quais a presença chinesa vem aumentando na América do Sul. No Brasil, a entrada de novas marcas também amplia a concorrência. A VWCO, segundo Alouche, precisa considerar que o cenário latino-americano é ainda mais fragmentado do que o brasileiro.

Cada país tem legislação, tributação, combustível e exigências técnicas próprias. Há mercados que ainda trabalham com Euro 3, enquanto outros já avançaram para Euro 6. Em alguns casos, portanto, simplesmente exportar para outro país o mesmo caminhão vendido no Brasil não é uma solução competitiva.

A estratégia da Volkswagen é justamente trabalhar com essa diversidade. A empresa tem perto de 50 modelos no Brasil, mas replicar todo esse portfólio em cada mercado seria caro e complexo. A proposta é selecionar as configurações adequadas para cada país, incluindo diferentes níveis de tecnologia e preço.

“É o produto certo para cada aplicação”, resume Alouche. A estratégia inclui desde veículos para mercados que ainda utilizam Euro 3 ou Euro 5 até versões mais completas, de acordo com o poder de compra e a necessidade do transportador local.

Volkswagen já exportou para a China

Essa internacionalização, porém, não começou com o atual programa. Desde os primeiros anos, a VWCO buscou mercados fora do Brasil. Alouche conta que a empresa chegou a exportar caminhões para a China nos anos 1980 e 1990 e também vendeu veículos durante vários anos nos Estados Unidos.

No mercado norte-americano, os caminhões brasileiros foram comercializados em parceria com a Paccar e chegaram a utilizar as marcas Peterbilt e Kenworth. A operação acabou interrompida posteriormente, quando mudanças na legislação americana criaram restrições aos produtos brasileiros.

A adaptação de produtos é parte de um programa maior. Nos últimos cinco anos, a VWCO estruturou uma área específica para internacionalização com o objetivo de reproduzir fora do Brasil o modelo de proximidade com o cliente desenvolvido no mercado doméstico.

A Argentina passou a produzir localmente como consequência desse programa. México e África do Sul também funcionam como hubs de produção e exportação para mercados próximos. A lógica é reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade e permitir que a empresa tenha uma estrutura mais próxima dos clientes.

A estratégia também muda a forma como a Volkswagen olha para seus mercados externos. Em vez de simplesmente exportar um caminhão desenvolvido para o Brasil, a empresa quer identificar as necessidades de cada mercado e decidir onde produzir, o que importar e qual tecnologia oferecer.

Foi esse processo que permitiu à VWCO ampliar suas exportações nos últimos anos. Segundo Alouche, os embarques cresceram aproximadamente 15% ao ano nos últimos cinco anos. A empresa deverá atingir em 2026 a marca de 200 mil veículos exportados ao longo de sua história, considerando caminhões e ônibus.

A trajetória começou com os primeiros 37 caminhões exportados em 1981 para Chile, Paraguai e México. Ao longo das décadas, a lista de mercados se ampliou e incluiu experiências fora da América Latina, como China e Estados Unidos.

Para Alouche, a questão deixou de ser simplesmente aumentar o número de países atendidos. A prioridade é manter competitividade nos mercados em que a Volkswagen já está presente. Isso significa adaptar produtos, utilizar as estruturas industriais existentes e avaliar novos investimentos de acordo com o potencial de cada mercado. “Não adianta ser competitiva só no Brasil”, afirma o executivo. A empresa precisa competir com produtos americanos, europeus e chineses, cada um com uma estrutura de custos diferente.

Clique aqui para acessar a fonte do texto!

Compartilhe nas redes sociais:

Categorias

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro de todas as notícias

Por que ser associado?

Ao se associar, sua empresa passa a contar com uma entidade que representa o setor, facilita conexões, reduz custos e contribui para o desenvolvimento.

Leia também

Marcopolo vende mais de 300 ônibus na Lat.Bus

Resultado reforça estratégia de combinar geração de negócios, proximidade com clientes e...

Mortes em sinistros envolvendo caminhões aumentam nas rodovias federais em 2026

O excesso de velocidade também aparece entre os principais alertas apresentados pela...

Financiamento de caminhões inicia o ano em queda de 2,6%, diz B3 – Transporte Moderno

O financiamento de caminhões somou 17.131 unidades em janeiro de 2026, queda...